Caixa anuncia novas medidas e torna momento ainda mais propício para investir em imóveis

07 07 20

Você está pensando em investir em um imóvel ou deseja sair do aluguel? Temos uma ótima notícia para você! Na última quinta-feira (02), a Caixa Econômica Federal anunciou um novo pacote de medidas para o crédito imobiliário.



Entre as novidades estão a criação de uma linha de crédito para o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e dos custos com cartórios para pessoas físicas. Além disso, a partir do dia 13 de julho, a Caixa passa a permitir o registro eletrônico dos financiamentos de imóveis. Quer entender melhor o que isso significa? Então leia esse material que preparamos para você.



Menos dinheiro para entrada



A principal mudança anunciada pela Caixa para pessoas está na possibilidade de financiamento dos custos com serviços de cartório e outras despesas decorrentes da documentação para aquisição do imóvel. A principal delas é o ITBI, tributo obrigatório e que precisa ser pago na compra de um imóvel no momento em que o contrato de financiamento é celebrado. Em algumas regiões, esse valor pode representar até 5% do imóvel.



A possibilidade de financiamento do ITBI é válida para todas as operações imobiliárias feitas com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e, também nas feitas com recursos SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), para imóveis de até R$ 1,5 milhão.



Menos burocracia



A partir desta segunda-feira (13), será possível fazer o registro eletrônico de escrituras para contratos pessoa física e jurídica. Com a medida, o registro das operações poderá ser finalizado em até cinco dias. Antes, o tempo era de, em média, 45 dias. Além disso, a mudança também dispensa a necessidade de recebimento do contrato físico pelo cartório, facilitando a vida de construtoras e clientes, já que estes não precisarão fazer deslocamentos para celebrar o acordo.



O processo de registro, segundo a Caixa, se dará por meio da Plataforma Centralizada do Colégio do Registro de Imóveis, habilitada inicialmente para a participação das demais Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Estados e do Distrito Federal, que funcionarão de forma padronizada.



Outros motivos para investir



O ano de 2020 tem se revelado como um bom momento para o investimento em imóveis. O principal motivo é o anúncio do Banco Central, que reduziu a Taxa Selic para 2,25% ao ano, uma queda histórica e que aqueceu o mercado imobiliário. Com o anúncio, a liquidez nos investimentos em imóveis ultrapassou a maior parte dos investimentos no mercado financeiro, com a vantagem de possuir um risco menor e ainda significar um aumento no patrimônio.



Conheça nossos empreendimentos



E aí, gostou desse material e acha que chegou o momento de investir em um imóvel? Clique aqui e conheça nossos empreendimentos no Litoral Norte de Santa Catarina, uma das regiões mais belas e com maior qualidade de vida em todo o país.



Tem alguma dúvida? Fale conosco clicando aqui!




COMPARTILHE
VOLTAR



AS NOVIDADES MAIS
RECENTES DO BLOG



QUAX - Sites & Sistemas
Chame no WhatsApp agora
Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa via WhatsApp.